Submissão de Proposta

SOBRE O ENVIO DE PROPOSTAS:

 

  1. Para Simpósios Temáticos, Oficinas e Minicursos: 31 de janeiro a 31 de março de 2017

 

A terceira edição do evento constituir-se-á como espaço para a apresentação e debate de pesquisas, práticas sociais e artísticas e/ou intervenções sobre temas afins. Visando intensificar trocas teórico-metodológicas, os Simpósios Temáticos, ST´s, propõem o encontro de problematizações ao recrudescimento fundamentalista nos rearranjos político-econômicos e sociais em curso, seus impactos em escala global, regional e local, as armadilhas presentes nos discursos que articulamos em nossas práticas.

Por essa razão, a comissão organizadora do 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Com a Diferença Tecer a Resistência convida para o envio de propostas de STs, Oficinas e Minicursos que proponham:

  • diálogos com/entre sistemas epistemológicos (ou elementos destes) articulados a partir de cosmologias e/ou “sistemas mundo” que escapam às estratégias de colonialidade ocidental, com ênfase especial nos (re)arranjos que possibilitam a subversão de processos de sexualização e racialização;
  • configurações históricas dos processos de racialização e sexualização presentes nas dinâmicas sociopolíticas contemporâneas, especialmente na conformação de “novos” corpos extermináveis como marca de um regime econômico e político;
  • problematizações aos aportes epistemológicos que utilizamos para compreender o mundo e nele atuar, explorando seus vínculos com processos de racialização e sexualização;
  • análises que enfoquem as maneiras pelas quais estabelecemos interconexões e interseções entre marcadores sociais da diferença nas nossas práticas cotidianas, seus impactos na (des)estabilização do ordenamento heteronormativo dos corpos; interações com a arte, estética, tecnologias, afeto; reverberações sobre desigualdades intra-regionais;
  • problematizações ao “ethos” forjado na articulação de estratégias requeridas pela institucionalidade articulada em torno das noções de “direitos” e “cidadania”;  aos vínculos entre o neoliberalismo, como técnica de governo, ao cerco fundamentalista às “políticas” educacionais e sociais, à centralidade conferida à família, corpo e desejo e comportamento nos rearranjos econômicos e políticos contemporâneos;
  • diálogos entre experiências que se organizam para manifestar oposição ao ordenamento heteronormativo, enfocando sua relação com o “local” na (re)configuração da relação saber-poder; potencialidades identificadas, aspectos a serem aprimorados e possibilidades de articulação vislumbradas.

As propostas de Simpósios Temáticos devem ser organizadas por, pelo menos, duas, e no máximo três coordenadore/as, com pelo menos um/a doutor/a ou de notório saber em sua área, não pertencentes à mesma Universidade, Faculdade, Instituto, grupo ou coletiva/o. As propostas apresentadas contêm, obrigatoriamente:

 

Minicursos e Oficinas:

 

As propostas de oficinas ou minicursos podem ser apresentadas por qualquer pessoas, desde que obedecendo as normas definidas pela Comissão Científica e apresentassem as seguintes informações:

  • nome(s) da(s) pessoa(s) proponente(s), indicando a instituição, grupo/coletiva/o a que pertence(m), grau de titulação, e-mail, endereço completo e telefones;
  • o título da oficina ou minicurso;
  • um resumo da proposta, com até 3000 caracteres, explicitando a proposta e argumentando acerca da relevância do tema da oficina e minicurso, elencando possíveis desdobramentos. Recomendamos também a descrição detalhada da estrutura necessária para a sua viabilização, que será de inteira responsabilidade da pessoa proponente.

As propostas devem ser enviadas para caixa eletrônica criada para recebê-las e serão avaliadas pela comissão organizadora do evento. O resultado será divulgado no site do evento em 31 de março de 2017.

  1. Para apresentação de trabalho em Pôster: 31 de março a 10 de junho de 2017

 

Para submeter uma proposta de pôster, a pessoa interessada deverá enviar um resumo com um pequeno relato da experiência de pesquisa, de práticas sociais, artísticas e/ou de ativismo em determinada área/tema.  O resumo deverá contar com um título (o mesmo que estará no pôster) e ter no máximo 3 mil caracteres com espaço. A proposta deverá ser encaminhada exclusivamente através deste site.

A seleção das propostas será feita por uma comissão designada para a finalidade e o resultado divulgado neste site (www.desfazendogenero.com) no mesmo dia em que a programação final.

Cada pôster poderá contar com até três autorxs.

Caso a proposta seja aprovada, o pôster deverá ser confeccionado com cordão para pendurar, em material escolhido a critério da/os autora/es, desde que observando as seguintes dimensões: largura mínima de 50 cm e máxima de 90 cm e altura mínima de 80 cm e máxima de 120 cm;

No pôster deverá constar o título (idêntico ao do resumo aceito), nomes e instituições das pessoas autoras, seus e-mails e áreas de conhecimento. Ainda deve ser identificado o tipo do relato (se pesquisa, práticas sociais, artísticas e/ou ativismos), uma introdução, os métodos (caso aplicável), resultados, discussão e conclusões

Não será permitido, na apresentação do pôster:

  • apresentar com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos;
  • utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação das demais pessoas que participam do evento;
  • apresentar o pôster fora da data, local ou horários programados;
  • que apenas uma única pessoa apresente mais de um pôster;
  • apresentação por pessoas não autoras;
  • expor pôsteres não aprovados pela comissão.

 

  1. Para apresentação de trabalho em Simpósio Temático

 

  • Envio de resumo simplificado: 31 de março a 10 de junho de 2017

Para enviar uma proposta de comunicação a ser apresentada em um Simpósio Temático, a pessoa proponente deve estar inscrita no evento e acessar a aba “área de/o/a inscrite/a/o”, onde se encontram orientações sobre inscrições e forma de pagamento.

Ao efetuar a inscrição será possível escolher o Simpósio para o qual será encaminhado o resumo, que deverá ser digitado no formulário eletrônico disponibilizado no local.

A pessoa inscrita deverá escolher dois STs na ordem de sua preferência. Caso não seja aceito no primeiro, seu trabalho será avaliado pelas/os coordenadoras/es da segunda opção escolhida.

O prazo para envio dos resumos devera ocorrer entre 31 de março a 26 de maio de 2017 e o mesmo deverá conter as seguintes informações:

  • Título, autore/as, localização institucional, e-mail;
  • Resumo com no mínimo mil (1000) e no máximo mil e duzentos (1200) caracteres (a ser digitado no formulário eletrônico);
  • Três a cinco palavras-chave separadas por ponto e virgula;
  • Versão em inglês ou espanhol (título, resumo e palavras-chave).

A divulgação dos trabalhos aprovados, assim como o envio das Cartas-Aceite, ocorrerá entre 20 e 30 de junho.

A LISTA COMPLETA DE SIMPÓSIOS, COM AS RESPECTIVAS COORDENAÇÕES E DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS VOCÊ PODE CONFERIR AQUI (link para o arquivo com relação completa dos STs aprovados)

3.1. Para o envio da Versão Final do Artigo: 20 de junho a 06 de agosto

Uma vez aprovada, a versão final do artigo deverá ser enviada via “área de/a/o inscrito”, observando os critérios a seguir afixados, CONFORME MODELO EM ANEXO (CLIQUEI AQUI PARA BAIXAR O MODELO DO ARTIGO)

Na primeira página do trabalho devem aparecer o nome do Simpósio em que o trabalho foi aprovado para apresentação em comunicação oral, título da comunicação centralizado: em caixa alta e em negrito. O artigo deve ter as seguintes especificações:

  • O trabalho deve ter no mínimo 15.000 e no máximo 20.000 caracteres (incluindo os espaçamentos). Salientamos que não e necessário inserir o resumo e as palavras-chave novamente.
  • Texto em Formato word (*.doc), Fonte Times New Roman, tamanho 12 acompanhado de cópia do arquivo em formato *.pdf
  • Papel A4, páginas não numeradas com as seguintes margens: superior 3 cm; inferior 2 cm; esquerda 3 cm; direita 2 cm.
  • Espaçamento do texto entre linhas: 1,5;
  • Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão de 1,25cm (atenção: usar tecla Tab);
  • Não usar espaço entre os parágrafos;
  • As citações deverão ser indicadas no texto, informando o sobrenome da/o(s) autore/a(s) mencionad/o(s), na sequência (Autor, ano, página), quando fizerem parte do texto, e (AUTOR, ano, página), quando recuadas. Para as citações diretas com mais de 3 linhas utilizar recuo padrão de 3cm a esquerda, tamanho 10 para a fonte e espaçamento simples entre as linhas;
  • Notas de rodapé devem ser utilizadas sempre no pé das páginas, em fonte tamanho 10, espaço simples entre as linhas, com numeração consecutiva e em algarismos arábicos. Recomendamos que sejam utilizadas o mínimo possível, somente para agregar informações ao conteúdo que não foi possível fazer no texto original ou referenciar a fonte da informação. Não devem, portanto, exceder 3 linhas.
  • Referências de acordo com normas vigentes da ABNT.

Atenção:

As coordenações de STs serão orientadas a não aceitarem propostas que desconsiderem essas indicações.

Cada participante poderá apresentar até dois trabalhos, desde que em STs diferentes, sendo um na condição de auto/ra e outro na função de co-autor/a. Cada proposta de comunicação poderá contar com até três autorxs e ser enviada apenas para um (1) ST.

Apenas o/a autor/a do trabalho deverá submetê-lo no sistema. Se houver co-autoria, a outra pessoa deverá se inscrever previamente no sistema. No momento em que o/a autor/a fizer a submissão da proposta, deverá informar o CPF ou o passaporte da(s) pessoa(s) coautora(s) do trabalho.

Para estudantes de graduação recomendamos que os trabalhos sejam publicados em co-autoria com professor/a orientador/a.

Não haverá devolução do valor de inscrição. Caso o trabalho não seja aceito, a/o proponente estará automaticamente inscrita/o no evento na categoria ouvinte.

É de inteira responsabilidade do/as autora/es a apresentação da Comunicação Oral e comunicar às coordenações de STs sobre sua quaisquer impossibilidades de comparecer à apresentação.

Só serão incluídos na programação trabalhos cujas/os autoras/es tiverem pago o valor de inscrição no prazo previsto.

IMPORTANTE: Não é necessário pagar a inscrição para submeter as propostas de comunicação, mas somente o pagamento garante a vaga para participar do evento.

  1. Para se inscrever em minicursos e oficinas: 1 de junho a 15 de julho

Trata-se de espaços autogeridos para troca de experiências, aprofundamento de temas e práticas de exercícios e desenvolvimento de habilidades de acordo com interesse de participantes. Serão disponibilizadas 20 vagas por oficina e minicurso para inscrição de  participantes. As inscrições devem ser feitas via sistema na área de/a/o inscrite/a/o.

CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETA DE OFICINAS E MINICURSOS AQUI (encerrado)

FAÇA SUA INSCRIÇÃO EM OFICINAS E MINICURSOS AQUI (encerrado)